... planejamento

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Dificuldade em Ser Ecologicamente Correto

ORÇAMENTOS

Desde a última postagem a procura por fornecedores na região (e pasmem! até no estado) é complicada. Em todas as etapas a preocupação com as alternativas ecológicas é levado em pauta.

A região da obra é afastada da Capital porto alegrense, mas mesmo se não fosse a frustração seria igual.

Um produto tranquilo de se trabalhar e conhecido pela maioria, é o piso grama. Um módulo de concreto prensado com alta capacidade transitória e alto teor penetrável de água, que é aberto para o crescimento de grama ou até colocação de pedras ou seixos decorativos, usado no jardim ou na passagem de carro.



















As peças possuem muitos tamanhos e modelos e são encontradas nas fábricas que já trabalham com os blocos de concreto ou bloco intertravado de pavimentação.

No jardim são agradáveis visualmente e são permeáveis, permitindo que a água entre no solo e siga seu curso natural, sem a necessidade de ralos e caimentos.






Pode-se também utilizar tubos de dreno abaixo da área se quiser utilizar essa água (com reúso de águas pluviais em cisterna enterrada) mas não é obrigatório.

A colocação:















A maioria dos fornecedores estão em São Paulo e Curitiba e o frete fica inviável, pois cada peça é pesada e para uma área de 200m² já necessitamos de 2 caminhões de 12 mil kg (levam até 120m² cada).

O valor não fica muito em conta não. Este é um dos maiores problemas! Tempo? A gente se organiza. Mas e o valor pra essa área? De R$ 9 mil a R$ 13 mil. Considerando que alguns valores são apenas a peça e não a colocação ou o frete.

Complicado, né? Pois bem... este assunto ainda será retomado. Enquanto isso, seguimos orçando todos os tipos de materiais sustentáveis possíveis para que a casa não promova tanto impacto ao meio ambiente e para que possamos ser referência no bom uso de materiais.

A meta ainda é mostrar que podemos construir uma casa com baixo impacto e positiva à Terra.

Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou! Podemos compartilhar as ideias e dividir suas dúvidas!